Confira os projetos desenvolvidos pela equipe do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva. Clique no nome da ação para saber mais!
O Esporte que Queremos

Ação derivada dos resultados alcançados por meio da execução do projeto GEEM, no estado do Paraná. A ação é realizada em parceria com do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e visa criar uma estrutura que permita o aprimoramento das políticas públicas – Estadual e municipais – que respeite as premissas e a legislação vigente do Sistema Esportivo Federal.
O processo visa possibilitar o desenvolvimento esportivo no Paraná de forma perene e com processos de gestão balizados por dados e capacitação. Todo esse processo tem como ponto de partida um diagnóstico feito por meio do GEEM, com os municípios do estado (por meio do Cadastro Esportivo Municipal, com 100% dos municípios respondendo).
O projeto contempla a formulação dos seguintes documentos e segue as etapas descritas:
- Politica Municipal de Esporte (documento norteador)
- Política Municipal de Esporte (guia instrucional)
- Conselho Municipal de Esporte (documento norteador)
- Conselho Municipal de Esporte (guia instrucional)
- Financiamento e Fundo Municipal Para o Esporte (documento norteador)
- Financiamento e Fundo Municipal Para o Esporte (guia instrucional)
- Legislação e Sistema Municipal de Esporte
- Planejamento Estratégico Institucional do Esporte Municipal
- Gestão e Governança do Esporte
- Elaboração de Projetos Esportivos Municipais
Observatório do Esporte de Curitiba

O Observatório do Esporte de Curitiba é uma parceria entre Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ). A proposição tem como objetivo compreender e analisar o esporte, a atividade física e o lazer desenvolvido no município. Preconiza o levantamento de aspectos quantitativos e qualitativos do esporte promovido e desenvolvido pela SMELJ com o intuito de potencializar as ações, melhorar o nível de informação esportiva, possibilitar articulações futuras na área esportiva e subsidiar a tomada de decisão de gestores para implementação de políticas públicas para o esporte.