Em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do CNPq e com apoio do Ministério do Esporte, que visa atender os órgãos de administração do esporte no nível municipal, estadual e federal e as entidades privadas com confederações, federações, clubes, comitês e terceiro setor, o IPIE busca implementar o “Monitoramento do Esporte Brasileiro: Informações e Indicadores” dos subsistemas esportivos públicos e privados, como forma de sistematizar dados sobre o esporte brasileiro para auxiliar gestores nas tomadas de decisão, baseado no artigo 13 da Lei nº 14.597/23, que cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE).
O projeto trabalha com coleta e sistematização de dados, para produção de relatórios e análises para subsidiar gestores esportivos. Também com o desenvolvimento de materiais instrucionais e norteadores, além de estudos específicos sobre gestão, governança e políticas públicas, atuando na articulação do esporte no país.
Confira os dados coletados do esporte brasileiro:
Financiamento do Esporte
O levantamento de dados relativos ao financiamento esportivo no Brasil inclui informações de diferentes fontes. Dados de Lei de Incentivo ao Esporte foram obtidas no sistema de transparência da LIE. O BI considera o valor doado por projeto, tendo o ano de aprovação do projeto como referência. Podem ser encontrados detalhamentos por manifestação (rendimento, participação, formação ou educacional), por localidade do proponente e características do projeto. Das Entidades de Administração do Esporte, advindos das Loterias Federais foram catalogados por meio de pesquisa nos demonstrativos da aplicação dos recursos financeiros publicados pelo COB, além de pesquisa em balanço da Caixa Econômica Federal, para dados da CBDE, CBDU e CPB. No BI são encontrados dados com detalhamento dentre as confederações da destinação do recurso, incluíndo dados dos clubes formadores, beneficiados via editais do Comitê Brasileiro de Clubes.
Por fim, dos Orçamentos por Esferas Governamentais, foram coletados do portal SIGA Brasil (esfera federal) e do portal da Secretaria do Tesouro Nacional (esfera estadual e municipal). Os dados tratam dos recursos orçamentários empenhados da função “27 – Desporto e Lazer” e de suas respectivas subfunções desde 2002. Também foram coletados o somatório dos recursos empenhados de todas as funções orçamentárias das diferentes esferas a fim de indicar no BI a proporcionalidade do orçamento esportivo diante do respectivo orçamento.
Programa Bolsa Atleta
O banco de dados com informações do Programa Bolsa Atleta encontrado em formato de BI foi desenvolvido com dados obtidos pelo IE por meio de pesquisa em Diário Oficial da União, dados fornecidos pelo Ministério do Esporte e pesquisa específica de atletas na internet, para limpeza e refinamento das informações.
No BI são encontrados dados referentes aos atletas contemplados pelo Programa Bolsa Atleta desde 2005, de maneira geral separados por tipo de modalidade (olímpica, paralímpica e não-olímpica), tipo de bolsa e modalidade, com os respectivos valores previstos de investimento. Em aba mais específica há o comparativo por Ciclos Olímpicos, com dados mais específicos dos atletas contemplados, com informações adicionais de sexo e local de nascimento, tornando possível o georreferenciamento do Programa em mapa também encontrado no BI.
Atenção: Os dados contidos nessa página foram coletados e sistematizados pelo IPIE. Sua utilização e divulgação é livre, desde que haja a devida identificação da fonte de dados.
Sugestão de crédito: Dados coletados e sistematizados pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disponibilizados no site ipie.ufpr.br