O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) está vinculado a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo produzir, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte brasileiro, por meio de dados de ações e políticas desenvolvidas por entidades esportivas públicas e privadas, buscando um entendimento macro do ecossistema esportivo nacional.
O IPIE surgiu em 2013 como um projeto realizado em parceria com o Ministério do Esporte realizando a sistematização de dados dos atletas brasileiros beneficiados pelo programa bolsa atleta, uma vez que não existia uma entidade nacional responsável pela organização dos dados das políticas públicas de esporte.
Em 2019 o projeto Inteligência Esportiva se tornou um Instituto de Pesquisa, vinculado ao Departamento de Educação Física da UFPR o que possibilitou análises mais profundas sobre o esporte. Com novos projetos sendo criados, o IPIE passou a olhar não apenas para os atletas, mas também para as fontes de financiamento e para as entidades esportivas, criando subsídios para o aprimoramento de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais.
Em 2020 o IPIE lançou o levantamento Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM) que criou um panorama do esporte em nível municipal. Observando a gestão, governança, políticas públicas e infraestrutura e trazendo dados para a discussão sobre a necessidade de melhorar a estruturação de nosso esporte.
Seguindo com o propósito de aprimoramento do esporte nacional de forma mais ampla, em 2024 foi iniciado o projeto Monitoramento do Esporte Brasileiro: Informações e Indicadores, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, via CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e com apoio do Ministério do Esporte, com a proposta de auxiliar na implementação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE), previsto pela Lei Geral do Esporte.
Destacando ainda que os dados do GEEM tornam possível a identificação de lacunas na gestão pública do esporte, com o desenvolvimento de diagnóstico aprofundado da realidade esportiva nacional, com nossa equipe desenvolvendo guias instrucionais e materiais norteadores para os municípios se adequarem ao que é previsto pela legislação.
Para as entidades privadas, o IPIE desenvolveu o GENAE (Gestão de Entidades Nacionais de Administração do Esporte), que tem como finalidade reunir informações detalhadas sobre confederações, federações, clubes e organizações sem fins lucrativos, promovendo transparência, governança e inovação para a área.
Ainda em 2024, durante a realização do 6º Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte, o IPIE lançou o Pacto pela consolidação do Sistema Nacional do Esporte (SINESP) e pela implementação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE), contando com o apoio de pesquisadores e gestores presentes no evento.
O Pactos pelos Sistemas busca criar uma rede de articulação do esporte, unindo conhecimentos provenientes de contribuições de pesquisadores, grupos de pesquisa de instituições de ensino superior, entidades científicas, e instituições públicas e privadas, somando-o à experiência de gestores esportivos, para subsidiar o governo federal na construção conjunta de uma proposta de regulamentação das atribuições, metas e objetivos do SINESP, conforme prevista na criação do Plano Nacional de Esporte, como desafio estratégico de planejamento e avaliação do esporte no Brasil, sendo de longo prazo, sustentável e democrático, iniciando a retomada das Conferências Nacionais de Esporte.
E seguindo o princípio básico de disseminação de conhecimento, todos os materiais produzidos pelo IPIE estão disponíveis em nosso site, para que gestores tenham acesso à informação para tomada de decisão baseada em evidências e para que mais pesquisadores possam produzir conhecimento sobre o esporte. Nesse sentido, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte por meio da ciência e da tecnologia com o intuito de fortalecer a área esportiva com inovação, precisão e responsabilidade.